Como Declarar Investimentos em Ações no Imposto de Renda
É obrigatório declarar ações no Imposto de Renda? Aprenda como fazer isso!
Desde a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2023, a obrigação de reportar ações mudou.
Se você está se perguntando como declarar ações no Imposto de Renda de 2024, saiba que não é uma tarefa difícil. Algumas informações permanecem idênticas de um ano para o outro, mesmo que a Instrução Normativa deste ano ainda não tenha sido divulgada. Portanto, com base em informações gerais sobre o procedimento, vamos abordar as perguntas mais importantes sobre esse assunto.
.Quem deve declarar ações no Imposto de Renda?
Desde a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2023, a obrigação de reportar ações mudou. Aqueles que fizeram operações de venda que estavam abaixo da isenção mensal de R$ 20 mil ou não obtiveram lucro foram isentos dessa obrigação pela Receita Federal.
Como Declarar Investimentos em Ações no Imposto de Renda de 2024?
Para declarar as ações de acordo com as orientações gerais, seguiremos os passos a seguir. Lembre-se de que essas informações derivam do programa do IRPF de 2023, enquanto a versão de 2024 ainda não está disponível.
As informações devem ser especificadas na ficha “Bens e Direitos”, grupo 3, código 01. Será necessário fornecer o CNPJ da empresa correspondente caso as ações sejam mantidas no Brasil.
É aconselhável fornecer quantidade, custo unitário e corretora de custódia, entre outros detalhes, no campo de descrição.
Deve informar se as ações são negociadas ou não na Bolsa de Valores.
Os campos “Situação em 31/12/2023” e “Situação em 31/12/2024” contêm valores, ou custos de aquisição, e todos os custos operacionais podem ser incluídos neles.
Para calcular ganho ou perda, é aconselhável manter um controle paralelo de custo médio, caso a corretora não o forneça.
É obrigatório declarar no Imposto de Renda a venda de ações?
Sim, você deve declarar a venda de ações no IR. Além de atualizar a ficha “Bens e Direitos”, você deve informar os valores correspondentes ao mês da operação na ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Comércio Diário”.
Quando você vende ações no IR, como declarar ganhos de capital?
A apuração dos ganhos de capital deve ser realizada uma vez por mês. O lucro de vendas de ações no mercado à vista de até R$ 20.000 é considerado isento de impostos e deve ser registrado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
O IR deve ser apurado e aplicada uma taxa de 15% ou 20%, dependendo do tipo de operação, sobre os ganhos que excedem esse valor mensal. Para evitar multas e juros, o DARF deve ser recolhido até o último dia útil do mês subsequente ao ganho.
No Imposto de Renda de 2024, é necessário declarar prejuízo com ações?
Desde a DIRPF de 2023, os investidores não precisam mais declarar prejuízos com ações desde que o valor de isenção não seja alcançado. Mas, desde que sejam declarados corretamente, essas perdas podem ser compensadas nos anos seguintes.
Qual é a maneira correta de declarar ações estrangeiras no Imposto de Renda?
Para declarar ações estrangeiras, é necessário seguir um procedimento semelhante, especificando o país onde as ações estão localizadas, fornecendo informações detalhadas e estabelecendo controles paralelos de custo médio. Os valores devem ser convertidos para a moeda do país e declarados nas fichas do IRPF correspondentes.
Como declarar o aluguel de ações no Imposto de Renda?
As ações devem ser registradas na ficha de “Bens e Direitos” e os rendimentos devem ser registrados na ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, respectivamente, pelo doador e pelo tomador. Os juros não são tributáveis e devem ser listados na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Como declarar os dividendos?
Os dividendos devem ser listados na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” porque são isentos de impostos. Para registrar corretamente os dividendos na declaração do IRPF, a empresa que distribuiu os dividendos deve ser citada no CNPJ.
Como Declarar Investimentos em Ações no Imposto de Renda
Como você pode ver, há muitos detalhes a serem levados em consideração para efetuar o preenchimento de sua declaração Imposto de Renda 2024.
Uma escolha tomada inadvertidamente pode ter um grande impacto na sua vida.
A boa notícia é que a VCF Online pode ajudá-lo com todo o processo de elaboração da declaração de forma totalmente online.
Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco imediatamente!